Clique e compre

 

Autor: João Adalberto Campato Jr.

ISBN: 978-85-60521-71-5

Dimensões: 12x17cm

Nº. de páginas: 180 | 1ª edição – 2017

Tiragem: 100 exemplares

 

Língua Portuguesa, Literatura e Artes: produção de sentidos na escola tem como propósito gerar nos entremeios dessas áreas, na escola, rica e consistente produção de sentidos, numa tentativa de indicar percursos, pelos quais se chega ao princípio da significação. Dar sentidos é instaurar “sítios de significância”, pois os sentidos não se encontram colados às palavras, emergem do contexto de produção, de acordo com as condições de produção, dos lugares ocupados por sujeitos interlocutores. Dessa forma, uma mesma palavra pode remeter a outros sentidos em conformidade com a posição, lugar daqueles que a empregam. O sentido não existe em “si mesmo”, mas é produzido a partir da inscrição/filiação dos sujeitos interlocutores, em conformidade com as formações ideológicas, isto é, a partir do lugar histórico-social de onde se enuncia, o que indica que o sentido sempre poderá vir a ser outro. Assim, pode-se considerar a existência da pluralidade de sentidos. Percebe-se que o autor deste livro propõe outros gestos de interpretação, com base na consideração dos efeitos de sentido, instaurando práticas de leituras discursivisadas na escola. Estimamos que o trabalho com a leitura deste livro permita aos educadores e demais leitores perceberem a importância da produção de sentidos, num percurso contínuo por/pelo entremeio das palavras e, em seu atravessamento, encontrar-se nas muitas e diferentes estâncias de significação. [Leny Pimenta]

Língua portuguesa, literatura e artes: produção de sentidos na escola

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *